top of page

A Carta Secreta - Resenha do Livro

  • Foto do escritor: Tai Nariati
    Tai Nariati
  • 19 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Com uma vasta reconstituição histórica, romance, toque de suspense e muitos segredos, a Carta Secreta é um livro que possui muitas características da escrita da Lucinda Riley.


ree

É importante frisar que esse livro foi escrito na década de 90, mas por causa dos escândalos envolvendo a família real, sua publicação foi suspensa. E mais! A autora foi praticamente cancelada do ramo editorial e precisou ficar três anos sem publicar nada.

A protagonista da história é a Joana, uma jornalista sem muita experiência, que após acompanhar o funeral do famoso ator, James, a possibilidade de um segredo guardado por ele por mais de setenta anos, cai no colo dela.


Empolgada em desvendar o mistério e ao mesmo tempo alavancar sua carreira, Joana começa uma intensa jornada investigativa, que pode desestruturar o governo britânico. Porém, o que ela não sabe, é que pessoas poderosas estão dispostas a todo custo para que esse segredo não caia nas mãos erradas.


Narrado em terceira pessoa, o livro fica intenso quando Joana entende que o melhor caminho para chegar à história do ator James é através de sua neta e também famosa, a Zoe. Porém, por ser uma estrela de sucesso, obviamente, o acesso a Zoe não é fácil, restando como opção o irmão dela, o Marcus. Ele, embora neto também, não é era tão próximo do avô, quanto Zoe, além de possuir uma reputação duvidosa.


Quando o perigo, ainda desconhecido para Joana, surge pela primeira vez, ela conta com o apoio de seu amigo de infância, o Saimon, que se mostra disposto a ajudá-la, mas demonstra uma maior preocupação.


Quanto mais se aproxima da chave desse mistério e mais intima ela fica dos envolvidos, Joana percebe que não é somente James que possui segredos e a possibilidade de confiar em alguém fica cada vez mais escassa.


A partir daí, a autora cria uma rede de eventos, dentro de um contexto histórico, familiar e midiático. Considerando a conjuntura e o fato de que James viveu por 95 anos, as pontas do início e do fim dessa história dão muitas voltas até se encontrarem. Mas não é maçante, Lucinda consegue, a cada página, deixar o leitor imerso na trama. Mas é preciso estar atento aos detalhes para que nenhum fato fique de fora.


Confesso que por causa do tamanho do livro eu imaginei que essa história fosse demorar a engatar. Mas logo nas primeiras páginas, indícios de que eu estava errada começaram a aparecer. Esse livro é mais uma prova da mente brilhante de Lucinda, da sua criatividade e da sua experiência enquanto autora. Recomendo de olhos fechados para vocês.


Adquira o livro aqui e contribua com o blog.

Comentários


bottom of page