Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves, RS
- Tai Nariati

- 20 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Caminhos de Pedra é uma estrada de 12 km, que funciona como rota turística no município de Bento Gonçalves - RS. O propósito da estrada é preservar e resgatar a cultura implementada pelos imigrantes italianos à Serra Gaúcha.

Caminhos de Pedra fica cerca de 20 minutos da cidade. A estrada é constituída por cerca de vinte propriedades que sofreram influência desses imigrantes desde 1875, o que tornou a arquitetura da localidade bem diferenciada para os padrões brasileiros.
Muitas pessoas não priorizam esse roteiro porque as principais atrações turísticas de Bento Gonçalves são o passeios de Maria Fumaça e a visitação às Vinícolas. Ambas as atrações não dispõem de tempo livre, impossibilitando o turista de conhecer essa outra opção histórica.
Porém, como eu tinha disponibilidade durante o período que fiquei no Estado Gaúcho, segui de carro alugado, partindo de Gramado e colocando como destino no GPS “Bento Gonçalves”.

Embora a maioria das casas pertença às famílias tradicionais, elas funcionam majoritariamente apenas como comércio e visitação turística.
Na localidade é possível encontrar degustação e venda de vinhos, queijos, chocolates, geleias, além da vasta gastronomia italiana, através dos restaurantes. Mas se você estiver somente de passagem, considerando o cenário do local, uma parada para fotos, é muito válida.
Uma das casas que chamou minha atenção foi A Casa Dos Queijos. Além de degustar queijos e conhecer uma tradicional geleia de café, pude ouvir uma vasta contextualização histórica da Localidade. Mas é tradição em todas as casas conduzir seus visitantes a uma viagem no tempo, através de seus relatos.

Para verificar os dias e horários de funcionamento é importante consultar o Centro De Atendimento Ao Turista de Caminhos de Pedra.
É necessário mais de um dia para conhecer todas as propriedades. Algumas agências oferecem esse serviço, mas se tiver de carro próprio ou alugado, pesquise as melhores opções de acordo com seu gosto e monte seu próprio roteiro de visitação às casas.
Para quem gosta de turismo histórico e rural, rico em acervos patrimoniais e culturais, fica essa recomendação para quem estiver visitando o Rio Grande do Sul.



Comentários