Cambará do Sul - Cânions Incríveis no Brasil
- Tai Nariati

- 3 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
Cambará Do Sul fica a aproximadamente 240 km de Porto Alegre e 124 km de distância de Gramado, na divisa entre o Rio Grande Do Sul e Santa Catarina.

Conhecida pelos seus imensos cânions, Cambará do Sul é uma cidade mais discreta, sem muita influência dos imigrantes europeus na sua arquitetura, diferentemente de outras cidades da Serra, mas traz uma proposta de belezas naturais, atividades ao ar livre e uma bela vista dos penhascos e cachoeiras.

Apesar do período de maio a agosto ser mais frio para atividades de cachoeira, por exemplo, esse é o período mais indicado pelos viajantes para visitar Cambará do Sul, já que nessa época os cânions apresentam uma maior visibilidade. Mas é muito importante verificar com antecedência a probabilidade de nevoeiros, pois o tempo é instável em alguns dias, a neblina pode durar alguns minutos ou horas.

Eu visitei Cambará do Sul na primeira semana de junho de 2021 e peguei um céu limpo. Sou suspeita, pois sou apaixonada por ecoturismo, mas posso afirmar com certeza que foi o melhor passeio que fiz durante o período que fiquei no Rio Grande do Sul.

Dentre as várias opções de passeio que tem na cidade e depois de muitas pesquisas, escolhi visitar o Cânion Fortaleza. Para chegar lá foi muito fácil, partindo de Gramado, de carro alugado, usei apenas o GPS, colocando como destino exatamente o nome “Cânion Fortaleza”. Minha dica é usar mais de um celular (caso tenha), um utilizando o app Waze e outro o app do Google Maps, pois o sinal na estrada é bem ruim. Utilizei duas operadoras, a TIM e a OI e ambas estavam MUITO fracas. Em todo caso, a melhor rota a pegar, considerando meu lugar de partida (Gramado) é a RS 235, passando por São Francisco de Paula e em seguida pegando a RS 020.

Tem muitas empresas que fazem o serviço de transfer. Mas seja qual for a opção, agência ou carro próprio/alugado, o ideal é sair bem cedinho para aproveitar melhor o passeio, já que a viagem dura quase duas horas.
Os principais Cânions de Cambará do Sul são o Itaimbezinho e o Fortaleza, mas os dois ficam em lados opostos, sendo que o Itaimbezinho, que pertence ao Parque Nacional Aparados da Serra, não funciona nas segundas-feiras e o Fortaleza, que pertence o Parque Nacional da Serra Geral, não funciona nas terças. Ambos são administrados pelo ICMBIO. Lembrando também que durante a pandemia o número de pessoas para visitação está reduzido. Por isso, qualquer dúvida, é imprescindível contatar o Instituto, antes de ir.

O acesso ao Cânion Fortaleza fica mais afastado da cidade. Na chegada, é feito um controle por um funcionário, que coleta a informação do carro e os dados dos passageiros. A entrada é gratuita. Existe uma área aberta que funciona como estacionamento. Depois dessa área, a trilha tem que ser feita a pé, pois possui muitas pedras e ondulações. A trilha tem uma extensão de 1,7 km, é majoritariamente inclinada e dura cerca de quarenta minutos, ou seja, é preciso um certo condicionamento físico para fazê-la. A trilha para o Cânion Fortaleza é bem sinalizada, completamente acessível e em minha opinião não necessita de guia. Mas na cidade e nas agências é bem fácil encontrar guias credenciados.
O esforço físico é totalmente compensado ao chegar ao topo da trilha. Uma vista panorâmica dos paredões e com muitos mirantes naturais é apresentada. O Cânion Fortaleza possui vários cenários incríveis, proporcionando lindas fotos em ângulos diferentes. O tempo é livre, por isso é possível descansar e contemplar bastante antes de fazer o percurso de volta.




Comentários